Introdução Relatório Individual de Trabalho

Como continuidade do estudo realizado pela comissão estabelecida na Portaria Nº 444/2022, esta fase do projeto RIT tem como objetivo automatizar o preenchimento do Relatório Individual de Trabalho (RIT) a partir das informações já registradas pelos docentes nos sistemas PIT, RH Bahia, Sagres, SPGU, SISPROEX, SonIC, Plataforma Lattes.

Acessível a partir da URL www.rit.uneb.br, o sistema entrará em produção a partir de 12/07/2024, data de encerramento do período acadêmico 2024.01.

Na proposta construída pela comissão, o sistema RIT priorizará o registro das atividades docente a partir de integração. Assim, as ações em sala de aula, seja para graduação, pós-graduação, presencial ou EAD, serão lidas a partir das cadernetas fechadas no sistema acadêmico. Seguindo a mesma lógica de integração, as informações relacionadas ao tipo de vínculo (REDA eu efetivo), classe docente, carga horária e titulação, serão lidas do sistema RH Bahia. Deste mesmo sistema, será lida a atividade docente enquanto associado a um cargo de gestão. Já o acompanhamento da execução dos projetos será lido a partir do módulo de sistematização de projetos no sistema SPGU. Além disso, toda a parte de participação em bancas, produção científica, participação em eventos e comissões será listada no RIT conforme registro na plataforma Lattes.

De forma geral, somente será gerado RIT para os docentes com PIT aproado, as disciplinas com caderneta fechada no período, projeto com status de concluído ou em execução no período, publicações registradas na plataforma Lattes no ano corrente.

Desta forma, o docente será convidado a estabelecer uma rotina periódica do registro de atualização das suas atividades, mantendo todos os sistemas sempre atualizados, o que beneficiará a Uneb em diversas outras atividades como acompanhamento do discente, execução de projetos, atividades de avaliação quadrienal, reconhecimento de curso, renovação de reconhecimento de curso, recredenciamento institucional, entre outros.

Somente informações que não estão nos sistemas integrados ao RIT, sejam eles próprios ou de terceiros, serão passíveis de digitação no RIT. Dentre elas, citamos: Outras atividades docente, Atividade como discente e Observações.

A partir desta solução tecnológica, e estando os sistemas atualizados, gerar o RIT será um simples apertar de botão.

A seguir, apresentamos algumas telas que exemplificam a formatação do RIT. Gentileza observar que as imagens que seguem têm a finalidade de demonstrar o layout do relatório final e que as informações apresentadas são fictícias, geradas a partir de uma base de dados de teste.

A Comissão nomeada acompanhou todo o processo de desenvolvimento do RIT com a equipe técnica da UDO. Compreendendo que este é um projeto que demanda maturação, especialmente considerando a complexidade da prática docente, a comissão propõe que no ano de 2024.01 e 2024.02 o sistema seja utilizado em caráter de projeto piloto. Esta estratégia busca oportunizar momentos de prática no uso do sistema a fim que as dúvidas sejam sanadas e ajustes sejam realizados antes do período de uso obrigatório.

Considerando que a utilização do RIT envolve uma mudança na cultura de manutenção dos registros acadêmicos, a Comissão avalia que o uso efetivo da solução demandará apoio dos gestores da Universidade, por este motivo, solicitamos apoio da Magnífica. Inicialmente pensamos em um vídeo onde ela pudesse convocar a comunidade docente para participar deste momento de uso do sistema, visto que neste processo de execução do projeto piloto validaremos o sistema e faremos os ajustes que forem necessários.

Como etapa subsequente ao RIT, esta equipe tratará no semestre 2024.02 da modernização do PIT, considerando as experiências de uso e oportunidades de melhoria já registradas junto a PGDP e corpo docente.